terça-feira, 29 de janeiro de 2013


     Santa Maria em Luto

Um incêndio atingiu a casa noturna Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, e deu início a uma das maiores tragédias da história do Brasil. A boate Kiss era frequentada principalmente por jovens de classe média de Santa Maria - cidade que tem uma grande população universitária, as autoridades afirmam que pelo menos 231 pessoas foram mortas. A intoxicação respiratória foi a principal causa das mortes no incêndio, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A polícia cumpriu quatro mandados de prisão temporária e deteve os dois sócios da casa noturna, um integrante da banda que se apresentava no local e um membro da equipe de apoio do grupo.

Uma comissão formada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) viajará a Santa Maria na quinta-feira para tentar apurar as causas da tragédia na boate Kiss, missão incluirá a inspeção da estrutura da boate e dos documentos que autorizavam seu funcionamento, será elaborado um parecer técnico, que será entregue às autoridades competentes.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul divulgou uma nota em que confirma o bloqueio de bens dos sócio-proprietários da boate Kiss. Segundo o comunicado, o objetivo é “garantir a reserva de patrimônio em futuras indenizações aos familiares das vítimas”. O texto informa ainda que a decisão envolve bens imóveis, automóveis, contas bancárias e o CNPJ da casa noturna.

O Hemocentro do Rio Grande do Sul afirmou ter registrado um "movimento recorde" de pessoas dispostas a doar sangue após a tragédia de Santa Maria: foram quase 900 apenas na segunda-feira.

Segundo o Hemocentro, o movimento total da segunda-feira foi equivalente a quase duas semanas de trabalho em períodos de normalidade.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira que 118 pessoas permanecem internadas como conseqüência do incêndio que deixou mais de 231 mortos em Santa Maria.

"Nós temos 75 pacientes que estão em estado crítico, precisam de atenção e podem vir a óbito", afirmou o ministro. "Mas, em uma tragédia como essa, conseguir 54 horas sem mortes é muito bom, muito importante."

Segundo as autoridades, entre os pacientes hospitalizados estão 20 com queimaduras graves.

Seis toneladas de materiais hospitalares foram enviados a Santa Maria em aviões da Força Aérea Brasileira.

Além de medicamentos, a carga inclui soro, luvas, ataduras, suprimentos e aparelhos respiratórios para que os hospitais da cidade possam atender às vítimas do incêndio que deixou mais de 230 mortos.

Além dos quatro mandados de prisão temporária, a polícia gaúcha cumpriu três ordens de busca e apreensão em lugares freqüentados por um dos sócios da boate Kiss.

Na noite de segunda, o juiz de plantão do fórum de Santa Maria também determinou o bloqueio dos bens dos proprietários da casa noturna.

Vestidas com roupas brancas, milhares de pessoas se reuniram em uma passeata pelas ruas de Santa Maria na noite de segunda-feira.

Organizado por meio das redes sociais, principalmente pelo Facebook, a manifestação foi uma homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss.

Os participantes levaram cartazes com fotos de amigos e parentes mortos na tragédia e soltaram balões brancos em direção ao céu.

A coordenação de Defesa Civil do Rio Grande do Sul está administrando a doação de materiais que são enviados a Santa Maria.

As equipes na cidade afirmam que os itens mais necessários são água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, que podem ser encaminhados diretamente aos hospitais de Santa Maria.

Deus! Olhe pelas Familias desses Jovens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário