sexta-feira, 22 de março de 2013

Evento marca o Dia Internacional da Sídrome de Down

Neste sábado,  23, acontece na Via Del Vino, o evento “A aceitação começa em casa” da Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD). As atividades iniciam às 9h com brincadeiras, apresentação de música e um café da manhã.

Os profissionais, pais, crianças e adultos atendidos na associação estarão distribuindo em frente da Prefeitura o folder: Uma conversa de pai para pai, que esclarece dúvidas sobre síndrome. Além disso, toda doação acima de R$ 20,00 ou mais ganha dará direito a uma camiseta da Associação, o valor será revertido para atendimentos de pessoas com Síndrome de Down.

A Síndrome de Down é uma falha genética no cromossomo 21 no período de formação do bebê.  As alterações podem se apresentar de 3 formas:
Trissomia 21 padrão: onde o indivíduo apresenta 3 cromossomos no par 21. Ocorre aproximadamente em 95% dos casos. 
Trissomia por translocação: o indivíduo tem um cromossomo 21 aderido a outro par. Ocorre em aproximadamente 3% dos casos.
Mosaico: o indivíduo apresenta uma mistura de células normais e células trissômicas. Ocorre em aproximadamente 2% dos casos.
Uma criança com Down pode ter um desenvolvimento  muito próximo da normalidade, desde que receba , precocemente, estímulos motores, de linguagem, cognitivos, auditivos e visuais adequados.  E para ter melhor sucesso ainda com esses estímulos é preciso que a criança seja cercada de muito afeto, muito amor, tanto dos pais, tanto dos profissionais.

Em Bento Gonçalves existe uma associação, a AIDD (Associação de Integrada ao Desenvolvimento do Down), onde eles possuem um grupo de convivência familiar na própria sede. Este grupo foi criado em 2008 com objetivo de reunir as famílias de pessoas com Down para trocar experiências e para oferecer informações, tais como palestras com profissionais. Isso ajuda muito as famílias que muitas vezes não sabe como agir.

As atividades são comemorativas ao dia Internacional da Síndrome de Down, criado pela Down Syndrome International em 2006, tendo como marco o dia 21 de março.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura/ Aidd

Nenhum comentário:

Postar um comentário