sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hoje é o Dia do Índio

Data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas para relembrar um feito histórico do povo indígena

O Dia do Índio é celebrado hoje, 19 de abril. Esta data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540, de 1943, para relembrar o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
O Dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles têm na nossa história.

Indígenas em Bento Gonçalves

O local onde foi erguido o município de Bento Gonçalves era habitado por índios caigangues desde tempos imemoriais, tendo sido povoado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região.
 
Índios na América

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia, aproximadamente, 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia). O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
Hoje, no Brasil, vivem 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não-contatados, das quais 32 foram confirmadas. Existem ainda grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

                                                                                             Fonte: Funai e Sua Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário