quarta-feira, 19 de junho de 2013

Começa recadastramento biométrico de eleitores

Moradores de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza devem comparecer ao cartório


O recadastramento biométrico para as eleições de 2014 iniciaram nesta segunda-feira, dia 17, para os eleitores dos municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – todos da área de abrangência do Cartório da 8ª Zona Eleitoral. Os de Bento Gonçalves, que também são ligados ao órgão, não foram convocados para a atualização cadastral nessa etapa. O critério adotado pela Justiça Eleitoral para a escolha dos locais foi a alta proporção de votantes na comparação com o número de habitantes. 
 
Cada cidade terá um prazo diferente para a conclusão do processo, de acordo o número de eleitores a serem cadastrados. O procedimento inclui coleta de impressões e assinaturas digitais, fotografia e a confecção de um novo título. Para agilizar os atendimentos, durante o período programado, deverá ser disponibilizado o agendamento através da internet. 

Para o próximo pleito – em outubro de 2014 haverá eleições para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente –, a orientação é de que todos os cidadãos, mesmo os que já tenham o cadastro biométrico até aquele momento, compareçam ao local de votação portando documentos de identificação. “Se a urna apresentar qualquer problema na leitura, simplesmente passamos para o modo tradicional, sem prejuízo algum”, explica Ricardo de Abreu, chefe do Cartório Eleitoral.

O não comparecimento dos eleitores dos três municípios no prazo estipulado para o recadastramento provocará a imediata suspensão do título de eleitor. 

Serviço

O Cartório Eleitoral da 8ª Zona está localizado na rua Goes Monteiro, 91, no bairro São Francisco, e atende pelos telefones (54) 3451 8688 ou 3453 7998. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Para o recadastramento, o eleitor deve apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Os prazos

Santa Tereza: 21 de agosto / Pinto Bandeira: 11 de setembro / Monte Belo do Sul: 9 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário