sábado, 31 de agosto de 2013

Pacto pela educação ganha força

União de setores da sociedade pode permitir aproximação entre a comunidade e as escolas

A formação de um comitê local com a participação de diversos setores da sociedade deve agilizar a integração de Bento Gonçalves ao Plano de Mobilização Social pela Educação. O encaminhamento foi um dos resultados concretos de uma oficina de capacitação realizada no municíio nesta semana, que contou com a presença de cerca de 130 pessoas e com a participação de um pedagogo do Ministério da Educação (MEC), que apresentou práticas de sucesso desenvolvidas em outros Estados.

Pacto pela educação ganha forçaO grupo será formado, inicialmente, por 12 integrantes de órgãos públicos e entidades, que devem se reunir mensalmente. Caberá a eles identificar carências e propor ações que possam aproximar as escolas ainda mais das comunidades onde elas estão inseridas. “Temos que chamar as famílias para ocupar a escola também como um espaço comunitário”, explica Paulo Ronaldo do Santos, representante do MEC.

O juiz Rudolf Carlos Reitz, da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, um dos idealizadores do projeto na cidade, vê como principal desafio a ser superado a necessidade de fazer com que os pais percebam como o ensino é importante para a vida dos filhos. “Com um melhor nível de educação, os filhos terão mais oportunidades ao longo da vida e terão mais condições de enfrentar eventuais situações difíceis que se colocam ao longo da vida, além de ser importante também para o meio social, pois um melhor nível de educação implica menos crimes, menos problemas no trânsito e no meio-ambiente, entre outros aspectos”, afirma.

Para a secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, uma das ações mais importantes será melhorar a integração entre a família e a escola. “Muitos pais não se envolvem nas atividades que as escolas oferecem, não participam diretamente do aprendizado dos filhos. Isso acaba desestimulando os jovens. O que vamos tentar mostrar é que a escola pertence à comunidade, o Poder Público apenas administra”, destaca.

Novo olhar

Na visão do titular da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Ênio Ceccagno, a mobilização em Bento não teria, por necessidade, um foco tão voltado às questões estruturais ou de gestão das instituições de ensino. Segundo ele, estes dois aspectos têm sido conduzidos de forma relativamente satisfatória, apesar de algumas deficiências, principalmente no que se refere ao espaço físico dos educandários. “Temos problemas, isso é evidente, mas eles podem e devem ser contornados. Entendo que o que mais faz falta agora é esse novo olhar, de colocar a escola integralmente nas comunidades, de fazer com que uma participe da vida da outra”, conclui o coordenador.

O Plano Social

Lançado em 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação é uma chamamento do Ministério da Educação (MEC) ao envolvimento voluntário dos cidadãos no cotidiano da comunidade escolar, ampliando a atuação das instituições públicas de ensino. A implantação do Plano nos municípios tem como um dos primeiros passos a realização da oficina que Bento Gonçalves recebeu no dia 27, na qual os futuros agentes mobilizadores são orientados. A etapa seguinte é, justamente, os trabalhos do comitê local, composto por lideranças que representam diversos setores da sociedade.

Fonte: Jornal SerraNossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário