sábado, 12 de outubro de 2013

Cuidados ao escolher o presente das crianças

Pediatras recomendam atenção às informações da embalagem para garantir a segurança dos pequenos


Cuidados ao escolher o presente das crianças
Brinquedos são os presentes ideais para a criançada, especialmente no dia dedicado a elas: divertem, educam, aprimoram o desenvolvimento intelectual e físico e melhoram até a relação afetiva com os pais. Mas eles podem oferecer riscos à saúde dos pequenos. Apesar de o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fornecer um selo garantindo que o produto é seguro, há muitos brinquedos vendidos em lojas que não são certificados ou são inadequados à faixa etária da criança. Para acertar na escolha, fique atento aos cuidados que pediatras recomendam. 


Ruídos excessivos


Brinquedos que emitem sons muito altos podem causar danos à audição da criança. “Às vezes, os pais estão em uma loja com muito barulho e não conseguem perceber que o som do brinquedo é muito alto”, diz o pediatra Marcelo Otsuka. O cuidado vale tanto para carrinhos e celulares de brinquedo quanto para jogos de videogame. Esse último exemplo, aliás, pede uma atenção ainda maior na escolha: “além de regular o som da televisão, é preciso evitar games de luta e morte, que podem induzir a criança a ter um comportamento mais agressivo”, alerta o médico. 


É brinquedo ou comida?


Objetos com formas e cheiros que imitam alimentos podem fazer com que crianças tentem engoli-los, principalmente as menores de três anos. “Verifique se há peças pequenas, que são mais fáceis de serem ingeridas”, alerta a pediatra Alessandra Cavalcante. Mesmo brinquedos maiores, como bonecas grandes com cheiro de fruta, precisam de atenção. “Eles podem transmitir doenças, já que a criança irá levar o objeto à boca várias vezes, confundindo com comida”, explica Marcelo.  


Objetos que cortam


Partes cortantes ou pontiagudas não devem compor os brinquedos. Crianças que estão aprendendo a andar, por exemplo, podem tropeçar e cair em cima delas. 


Substâncias tóxicas


Guie-se pelas instruções da embalagem para saber qual a composição. “O exemplo mais comum que temos é a massinha de modelar. Confirme se há indicação no rótulo de que ela não é tóxica”, orienta Marcelo. Tinta com chumbo também é outra substância altamente tóxica. “É um metal pesado que pode levar a sérios problemas dermatológicos e outras complicações de saúde”, explica o médico. 


Fabricante


Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações do fabricante (nome, endereço e telefone ou outra forma de contato). Isso representa uma maior garantia de que o brinquedo não tem origem duvidosa e é fabricado dentro de padrões adequados de segurança. 


Brinquedos elétricos


Cuidado com brinquedos que precisam ser ligados na tomada, principalmente se as da sua casa não forem adaptadas ao modelo mais seguro. Crianças pequenas podem tentar mexer sozinhas no fio e na tomada. “Dependendo da intensidade do choque, pode ocorrer até parada cardíaca e óbito”, alerta o pediatra Marcelo. 


Mercado informal


O Inmetro não recomenda comprar brinquedos no comércio informal, como camelôs. Esses produtos, geralmente mais baratos, costumam ser irregulares e falsificados e podem até conter substâncias tóxicas na composição. Também é importante exigir sempre a nota fiscal do estabelecimento para que haja responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no produto.


Prazo de validade


Muitos brinquedos apresentam data de validade e, quando vencidos, podem exalar mau cheiro e soltar fragmentos da pintura que podem ser ingeridos, além de outros sinais de decomposição que prejudicam a saúde da criança. 


Por Letícia Gonçalves
Fonte: portal Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário