sábado, 12 de outubro de 2013

Pasin busca em Porto Alegre agilizar construção de ciclovia


O prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do Deputado estadual Marlon Santos (PDT), esteve na quarta-feira, 09 na Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer em audiência com o secretário Kalil Sehbe. Pasin foi solicitar apoio para a construção da “Ciclovia Vale dos Vinhedos”. O projeto foi elaborado pela equipe técnica do 2º Distrito Operacional do DAER, em Bento Gonçalves, com apoio da Associação de Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), e foi submetido ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul ainda em 2010, mas não avançou.

Ao tomar conhecimento do projeto o secretário imediatamente articulou uma reunião com o titular da Secretaria de Infra-estrutura e Logística (Seinfra) do Rio Grande do Sul, João Victor Domingues. Durante o encontro, o prefeito Guilherme Pasin relatou as etapas já percorridas para viabilização do projeto da ciclovia. Domingues disse que irá solicitar aos técnicos do DAER nos próximos dias uma atualização dos valores necessários para a construção da pista e ventilou, inclusive, a hipótese do Estado e do município firmarem um convênio para a construção. Pasin disse que o município se compromete a instalar os bicicletários. “Esta é uma prioridade de todos nós”, assegurou o secretário de Infra-estrutura e Logística , João Victor Domingues.

Para o prefeito, a ciclovia no Vale dos Vinhedos, além de esperada por turistas e moradores da região, irá beneficiar os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Garibaldi “É um dos únicos roteiros enoturísticos do mundo que não possui uma ciclovia. É uma obra fácil de ser executada, com apenas oito quilômetros de extensão e com uma largura aproximada de 2,5 metros”, destacou.

O secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, manifestou seu apoio ao projeto e disse que irá se empenhar no acompanhamento do processo. “É vontade do Parlamento, é vontade da Secretaria de Esportes e do Governo. A base já está pronta, acredito que o projeto é viável economicamente e será um dos grandes diferenciais para a região que deve sediar a vinda de seleções para a Copa”, afirmou.

Na oportunidade Kalil Sehbe demonstrou ao prefeito os investimentos que a Secretaria está realizado com vistas à Copa do Mundo e elogiou os preparativos da cidade como Team Base Camp da Copa 2014. “Acho que falta muito pouco para Bento ser escolhida por uma seleção. Já recebemos no estado a visita de 14 seleções e Bento é uma das cidades que mais tem se destacado”, ressaltou.

O Vale dos Vinhedos está entre os 10 principais destinos de enoturismo do mundo . Em 2013, a previsão é atrair 285 mil visitantes, 15% a mais de 2012, quando o roteiro foi a aposta de 248 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário