sexta-feira, 29 de novembro de 2013

1° de dezembro: Dia Mundial da luta contra a AIDS

O dia mundial da luta contra a aids é comemorado no dia 1º de dezembro. A data é um alerta para a prevenção da doença, e que mesmo tendo parceiro fixo os exames são de alta importância para a população. No Município uma série de ações estão sendo feitas para mostrar o quanto importante é a conscientização e o diagnóstico precoce, palestras nas empresas, entrega de materiais informativo, testes rápidos nas Unidades de bairros.   

Bento Gonçalves, conta com o SAE/CTA, Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento que é um setor que presta atendimentos as pessoas que vivem com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O objetivo do centro é a realização do acompanhamento pré e pós teste e esclarecer dúvidas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.  

O centro conta com salas de consultas, vacinas, triagens, retirada de remédios. Também, são realizadas visitas domiciliares, cursos de artesanato aos pacientes e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistente social capacitados para dar todo o auxílio aos que procuram o SAE/CTA.  

Conforme a enfermeira coordenadora do SAE/CTA, Adriana Cirolini, o diagnóstico precoce é importante para o tratamento da doença. "É bom que as pessoas se conscientizem, assim podemos receber o paciente já com o diagnóstico. E que este não é um problema só de grandes centros e que parceiro fixo não imuniza do HIV, é preciso que as pessoas abram a mente e sejam mais conscientes", declarou.  

O serviço existe no município desde 2001 e semanalmente cerca de 200 pessoas passam pelo SAE/CTA. De janeiro até outubro deste ano, foram realizados 10.948 atendimentos. Além do Município, o centro atende pacientes vindos de outras cidades como, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Cotiporã, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabijú, Guaporé, Monte Belo, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Protásio, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vista Alegre do Prata e Vila Flores.

Jovem Consciente

A conscientização nos jovens é trabalhada através do projeto "Jovem Consciente" que consiste em ir às escolas e abordar o tema de prevenção da doença, o uso do preservativo, através de palestras aos alunos do ensino fundamental. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Liane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário