quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lago Fasolo e Casa Geisel: soluções à vista

O Secretário de Governo, César Gabardo, disse hoje em entrevista à rádio Viva 1070 que dois assuntos que há anos estão sem uma solução agora encontram-se próximos de um desfecho
 
Em relação á limpeza do Lago Fasolo está compromissado um acordo pelo qual a Prefeitura se compromete com a limpeza, que inclui retirada e destinação adequadas das marrequinhas ao passo em que a Corsan se compromete a canalizar o esgoto das casas no entorno. Parte dos recursos a serem utilizados nestas operações são provenientes do Fundo Corsan, um recurso que se destina a medidas mitigatórias e foi criado a partir da renovação da concessão do tratamento de águas e esgoto que Bento Gonçalves fechou com a estatal ainda na época do Governo Yeda Crusius.

Sobre a futura utilização do Lago Fasolo, Gabardo diz que ainda não houve avanço significativo com o proprietário do imóvel, Rena Proença. Mas ele não descarta que este acordo possa acontecer nos próximos meses. “Vamos por etapas. Primeiro vamos limpar e garantir que o esgoto não seja mais descartado no lago, depois vamos tratar de uma destinação social do lago”.

Para a assinatura do acordo entre ambas as partes ainda falta o aval do Ministério Público.

Também a destinação da Casa Geisel para uma função social parece estar encaminhada. Segundo César Gabardo a prefeitura se dispõe a repassar R$ 120 mil a título de indenização pelo desgaste do imóvel enquanto este esteve cedido à municipalidade. Mas a destinação futura depende em muito da aceitação da Fervi, que é a proprietária. “Já definimos que tempos interesse em continuar utilizando a casa e sugerimos que a parte externa, de estacionamento seja alugada, ou cedida, ao hospital Tacchini”, Ainda segundo Gabardo, a Casa poderá se tornar uma espécie de albergue/dia para aquelas pessoas que vêm fazer hemodiálise ou radioterapia e precisam aguardar a saída da Van. “Estas pessoas não tem onde ficar e assim estariam acomodadas com algum conforto” opina Gabardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário