quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vazamento de cianeto pode chegar a 22 mil litros

O volume de cianeto de sódio líquido que vazou do tanque de uma empresa de pintura e cromagem localizada no bairro Vila Nova pode chegar a 22 mil litros. A informação foi repassada pelo sargento Lima, do Pelotão Ambiental da Brigada Militar. A perfuração foi provocada por um bloco de concreto que se desprendeu de uma obra que está sendo feita por outra empresa nas proximidades. O vazamento atingiu as ruas Celeste Magagnin e Aurélio Peruffo.

Vazamento de cianeto pode chegar a 22 mil litrosDe acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a parte do muro que se deslocou caiu sobre a área de galvanoplastia (tratamento de metais). Com os tanques atingidos, parte vazou para o piso, gerou gás cianídrico e escorreu para os tanques da Estação de Tratamento (ETE) que estavam cheios. Da Estação de Tratamento escorreu para fora da empresa a atingiu três quadras do loteamento do entorno pelas ruas e bueiros.

Segundo o Hospital Tacchini, duas pessoas deram entrada após inalarem o gás tóxico, mas passam bem. As equipes de socorro orientam que moradores dos arredores ou pessoas que transitaram pela região após o incidente procurem atendimento médico imediatamente em caso de sintomas como garganta seca, tontura ou náusea.

A Corsan garante que toda a estrutura de abastecimento é canalizada, o que fez com que o líquido tóxico não entrasse em contato com a bacia de captação do Barracão, mesmo tendo escorrido por um bueiro. Uma empresa especializada foi contratada para limpar a área atingida pelo cianeto e deve encaminhar o material recolhido para Chapecó (SC) para o descarte correto.

Por se tratar de um produto altamente tóxico, casas e estabelecimentos comerciais que ficam a um raio de 50 metros foram evacuados durante a manhã de segunda-feira, dia 24. A fiscalização ambiental da prefeitura, o Comando Ambiental da Brigada Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local, assim como técnicos da Fepam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário