quarta-feira, 26 de março de 2014

Fepam autua empresa por vazamento de cianeto

A empresa Polibrilho, de Bento Gonçalves, foi autuada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) por causar poluição decorrente de vazamento de produtos químicos. O valor do Auto de Infração, que foi entregue na sexta-feira, dia 21, é de R$ 261.538,00. Além disso, estão suspensas atividades da empresa (polimento, fosfatização, pintura e galvanização) até que a situação seja regularizada, sob pena de multa dobrada.

Segundo a Fepam, a empresa não adotou medidas de precaução solicitadas pelo órgão ambiental para a realização de galvanização. A autuação será notificada à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, ao Ministério Público, Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil e Comando Ambiental da Brigada Militar. A empresa tem prazo de 20 dias para apresentar defesa a contar da data de recebimento do Auto de Infração.

 Relembre

Um vazamento de cianeto foi registrado na manhã da segunda-feira, dia 24 de fevereiro, em uma empresa de pintura e cromagem localizada na rua Celeste Magagnin, bairro Vila Nova.  Conforme comunicado à FEPAM o deslizamento de parte de uma obra realizada pela empresa vizinha (Concresul Ltda) atingindo tanques com produtos químicos (entre ele o cianeto que pode gerar gases tóxicos). Os produtos acabaram vazando, pois não havia bacia de contenção. Pelo menos 15 mil litros do produto vazaram e atingiram parte da rede pluvial e cloacal, mas sem comprometer a rede de abastecimento de água, mas causando mal estar em diversas pessoas da comunidade que necessitaram de atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário