segunda-feira, 28 de abril de 2014

Policiais de Bento atuarão na Copa

3º Bpat enviará 15 policiais do POE para auxiliar no policiamento da capital

Policiais de Bento atuarão na CopaO 3º Bpat enviará 15 policiais do Pelotão de Operações Especiais de Bento Gonçalves (POE) para Porto Alegre. Eles auxiliarão no policiamento da capital durante a Copa do Mundo, que acontece de 12 de junho a 13 de julho. O pelotão será deslocado ainda no mês de maio e permanecerá na região metropolitana pelo menos até o início de agosto.

Segundo o comandante, major José Paulo Marinho, nesse período não serão concedidas férias aos policiais e o Estado autorizou o incremento de horas-extras. “Não haverá perda no efetivo de Bento Gonçalves. Serão 15 homens enviados, mas em contrapartida teremos um incremento de 13% no número de homens, pois todas as férias foram canceladas e teremos a possibilidade de deixar mais policiais nas ruas com possibilidade de inclusão de horas-extras”, explica.

Ainda segundo Marinho, toda a região de abrangência do 3º Bpat estará reforçada durante a Copa. “Nós faremos um trabalho especial de patrulhamento ostensivo em Bento e em pontos onde houver necessidade de policiamento. As áreas onde se concentram hotéis e pontos turísticos ganharão reforço devido ao aumento que teremos na circulação de pessoas”, complementa.

A precaução se deve à expectativa do grande número de turistas estrangeiros que virão a Porto Alegre e são potenciais visitantes da região serrana, principalmente Bento Gonçalves, por sua vocação vinícola. “Deixamos claro que o policiamento não será afetado no município, ele deverá ser feito de forma exemplar”, conclui Marinho.

A transferência temporária de policiais de cidades do interior para a capital desagradou a diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que solicitará nos próximos dias ao governador Tarso Genro a suspensão da medida. A proposta foi decidida na última quarta-feira, dia 23, durante reunião de prefeitos, na sede da entidade. A Federação entende que a cedência de oficias no mês do evento fragiliza a segurança nas cidades do interior. Conforme o presidente da Famurs, Valdir Andres, a solução é convocar a Força Nacional para o reforço do policiamento. Segundo ele, essa foi a solução adotada por outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. "Essa é uma situação grave e os prefeitos estão inconformados com a decisão do governo estadual. Nossa proposta é justa e visa garantir a segurança das comunidades dos municípios do interior, que já é muito delicada", alerta. Para o superintendente técnico da Federação, Mário Ribas do Nascimento, a transferência irá agravar uma condição de segurança que já é delicada. "Nos últimos 30 anos, aumentou a população, o número de municípios e a quantidade de municípios com bancos. Mas, nesse período, o número de policiais militares caiu de 29 mil para 23 mil", analisa.

Reportagem: Jornal SerraNossa - Jonathan Zanotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário