quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bento recebe recursos da Consulta Popular 2011/2012

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esta recebendo nesta semana o valor de R$ 300 mil do Governo do Estado a ser empregado na compra de equipamentos para três setores de apoio e diagnóstico da Unidade de Atendimento localizada no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, como o laboratório, a lavanderia e o bloco cirúrgico.
 
O recurso é oriundo do processo da Consulta Popular de 2011/12 cujas prioridades foram definidas pela população e deveria ser aplicado para aquisição de um Tomógrafo a ser instalado no futuro Hospital do Trabalhador. O valor só foi recebido agora, pois naquele ano os documentos relativos ao convênio não tinham sido encaminhados pelo município ao governo do Estado. Em 2013, para não perder o dinheiro a Prefeitura apresentou uma nova proposta, considerando a necessidade de outros equipamentos a serem instalados na UPA, como um Endoscópio e Colonoscópio, além de equipamentos para a lavanderia e para o laboratório de análises. "O recurso estava praticamente perdido. No ano passado apresentamos uma proposta nova de trabalho, com conseqüente mudança de objeto que foi aceito pelo Estado", revela Loremari Sberse, Coordenadora Atenção Básica SMS.
 
De acordo com a coordenadora, considerando o funcionamento da UPA prevista para o segundo semestre deste ano e prevendo um aumento no número de atendimentos o que irá gerar uma demanda maior na rouparia e na realização de exames de laboratório, mais equipamentos serão necessários. Além disso, a falta do Colonoscópio tem impossibilitado a realização de exames pelo SUS. "Estes equipamentos irão permitir ao médico especialista avaliar a causa de diversos sintomas, como dores abdominais, dificuldades de engolir e também descobrir a causa de sangramentos no trato gastrointestinal além da detecção de inflamações, tumores e úlceras", afirma Loremari.
 
A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon. A colonoscopia ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Os valores previstos na consulta popular são oriundos do Plano Plurianual (PPA) que orienta a elaboração e a execução das políticas públicas para tratar do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul para um período de quatro anos (de 2012 a 2015).
 
Para se habilitarem ao recebimento dos recursos priorizados na Consulta Popular, os proponentes (municípios/instituições) deverão apresentar um Plano de Trabalho (conforme Portaria Nº 046/2006). Os recursos da Consulta Popular que se destinarem a hospitais, independentemente da modalidade de repasse, deverão ser aprovados por Resolução da Comissão Intergestores Regional (CIR), a fim de atender o estabelecido no Decreto nº 7508/11 que regulamenta a Lei nº 8080/90.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário